Hospital de Itá será o primeiro da região a utilizar protocolo por classificação de risco

O Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), anunciou uma atualização no protocolo de classificação de risco, agora denominado “Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco (PCACR)”.

A partir do dia 31 de janeiro, o Hospital São Pedro de Itá iniciará a utilização do Protocolo, juntamente com a equipe de implantação do Estado, marcando um avanço na gestão de urgência e emergência.

O Hospital São Pedro será o primeiro da região em concluir a implantação do Protocolo.

O PCACR, respaldado por uma fundamentação científica atualizada, emerge como um instrumento qualificado destinado a aprimorar a organização das portas de entrada dos serviços de saúde.

Ao compreender fluxogramas especializados em áreas clínicas, cirúrgicas, odontológicas, pediátricas, psiquiátricas e obstétricas, o protocolo surge como uma ferramenta essencial para apoiar enfermeiros na classificação de risco e médicos de emergência. Desta forma, contribui para o acesso qualificado do paciente e prioriza o atendimento por ordem de gravidade.

O principal objetivo é capacitar os profissionais encarregados da classificação nas emergências hospitalares, e proporciona avaliação e estratificação eficientes dos pacientes. Destaca-se:

  • Classificação eficiente: Ao utilizar fluxogramas e descritores específicos, os pacientes serão classificados conforme suas queixas, direcionando-se o atendimento nos serviços de Emergências Hospitalares.
  • Priorização do atendimento: O protocolo visa garantir acesso prioritário aos serviços de urgência/emergência para pacientes com maior grau de sofrimento, agravo à saúde e potencial risco de morte.
  • Atendimento humanizado: Em consonância com a Política Nacional de Humanização (PNH), a implementação do PCACR tem como intuito possibilitar atendimento rápido, efetivo e humanizado.

Veja mais informações no Portal Belos F7 Digital

Seara exporta menos em 2023 (Crônica)

Número crescente de pacientes que marcam consultas médicas e não comparecem preocupa em Concórdia

Briga em posto de combustíveis termina com dois presos em Abelardo Luz

Caminhão carregado com suínos tomba em Concórdia

Adolescente de 16 anos apreendido por tentativa de homicídio na região

spot_img
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais lidas

Publicidade
×