Indicações e embates marcam a primeira sessão do ano na Câmara de Seara

Primeira sessão do ano na Câmara de Seara teve três horas e meia de duração. Foto Belos FM

Na primeira sessão ordinária do ano, realizada na noite desta terça-feira, 15, destaque para a participação do prefeito em exercício Flavio Ragagnin, que deu as boas-vindas aos vereadores e destacou alguns números do município. Falou sobre o agronegócio, indústria e comércio, setor da saúde, educação e assistência social. Comentou sobre as cobranças à Casan, investimentos em pavimentação rural e aquisição de novos equipamentos agrícolas.

Também participaram da sessão, o secretário municipal da Agricultura Renato Tumelero e o gerente da unidade local da JBS/Seara Alimentos, Rafael Mueller de Andrade, para falar sobre um projeto que deu entrada na Câmara.

Prefeito em exercício, Flavio Ragagnin participou da sessão. Foto Belos FM

Pedidos

Os vereadores apresentaram três indicações ao prefeito. Irio Casarotto (PT) solicita serviços gerais, inclusive cascalhamento na estrada de linha Água Bonita até Vila Nova. Ainda, na estrada a partir da SC 155 (rodovia Seara/Xavantina) até a comunidade de São Rafael. Através de outro pedido, Irio solicita seja feita a reabertura da estrada a partir da SC 283 (rodovia Seara/Concórdia), em linha Ipiranga até Linha Dom Pedro.

Já o vereador Jesenei Nardino (PDT) solicita que seja avaliada a possibilidade de instalar um abrigo para passageiros em linha Encruzilhada Santa Cruz, nas proximidades das propriedades de Antonio Junges e Tomé Stefens, cruzamento sentido a Ariranhazinha e linha Santa Cruz (Itá).

O vereador Neudi Sgarbossa (MDB) reforçou o requerimento de informação feito ao Executivo, em que ele solicita o nome de todas as agentes comunitárias de Saúde, com as respectivas áreas de atuação.

Cobranças

O vereador Neudi Sgarbossa também cobrou da bancada de situação onde está o projeto para a curva do bairro Bela Vista. Jesenei Nardino (PDT) sugeriu colocar uma espécie de espelho grande no local, para melhorar a visibilidade de quem trafega na via, até que uma solução definitiva seja encontrada.

Na tribuna, o vereador Irio Casarotto falou sobre a falta do orçamento participativo para as comunidades do interior. Citou o exemplo de linha Dom Pedro, que está passando por sérias dificuldades financeiras.

Já Antonio de Oliveira (PDT) comemorou a ausência de óbitos por Covid no município, desde o dia 31 de outubro e destacou a importância da vacinação. Antonio ainda cobrou o retorno do transporte coletivo urbano. Sobre o assunto, os vereadores Desenho (PSD) e Nelson Carpe da Silveira (PSD) afirmaram que o município colocará um ônibus próprio para fazer os trajetos, já nos próximos dias. Antoninho também chamou a atenção para a quantidade limitada de garis no município. Disse que são três profissionais realizando o trabalho que precisaria de 10 pessoas para ser executado.

E o vereador Jesenei Nardino comentou sobre a necessidade de aquisição de mais equipamentos agrícolas para auxiliar os produtores do município. Disse que espera que as promessas do prefeito em exercício, na sessão, se concretizem.

Governo

Durante a sessão, Romar Galelli (PP) comentou sobre o trabalho desempenhado, mesmo no período de recesso da Câmara. Também falou sobre algumas ações da administração municipal. Já o vereador Nelson Carpe da Silveira destacou o retorno do polo da UnC para Seara, com cursos gratuitos nas áreas de ciências da religião e artes. Também falou sobre a situação preocupante com relação a dengue, pois há muitos casos suspeitos em Seara.

O vereador Rafael Batisteli (PSD) comentou sobre a expectativa para a Efaics 2022 e a necessidade de todos de vacinarem contra a Covid para participarem do evento.

Marco Mariani (PP) propôs uma homenagem ao searaense Rangel da Rosa, goleiro da seleção brasileira de handebol. Disse que na metade do ano ele estará em Seara, e seria uma ótima oportunidade. Nesse sentido, o vereador Desenho também sugeriu homenagear a jogadora de futebol Yasmin Cosmann.

Em sua manifestação, o vereador Desenho falou sobre a demora para atendimentos no Hospital São Roque de Seara e no São Francisco de Concórdia. Disse que o município repassa mensalmente um recurso considerável aos hospitais e o serviço precisa ser mais ágil.

Port fim o vereador Fonso (PSD) comentou sobre emendas destinadas a Seara, para asfaltamento do acesso a área industrial e do trecho até Canhada Grande. Também falou sobre os serviços executados pela administração municipal.

A próxima sessão da Câmara de Vereadores de Seara será na próxima segunda-feira, 21, às 18h30.

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×