
Foi realizada na segunda-feira, 29 de setembro, na propriedade da família de Gilson e Irene Bordignon, interior de Seara, uma oficina do Projeto Terra à Mesa. A família é assistida pelo projeto e abriu as portas de sua propriedade para trocar experiencias com outros agricultores da região.
O encontro reuniu agricultores para um momento de aprendizado e integração com atividades práticas. O foco foi acompanhar o plantio no verde que a família fez em sua lavoura e outras práticas do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças e Grãos (SPDH+).
Durante a atividade, foram debatidos tanto os benefícios quanto os desafios desse sistema, considerado uma alternativa sustentável para a produção agrícola.
Promovida pelo Sindicatos dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – SINTRAF, em parceria com a FETRAF-SC e a COOPERCAF, a oficina proporcionou um espaço rico de discussão prática, aproximando técnicos e agricultores. O objetivo principal foi buscar soluções conjuntas que possibilitem maior autonomia nas propriedades rurais, com redução de custos e mais renda no bolso de quem produz.
A iniciativa reforça a importância da cooperação e da inovação no campo, mostrando que o conhecimento compartilhado é um dos caminhos para o fortalecimento da agricultura familiar.




