Na manhã desta quinta-feira, dia 2, foi realizada uma reunião na prefeitura de Seara em caráter de alerta pela atual previsão de chuvas para a região. Estiveram presentes os secretários municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, Epagri, Casan, Celesc e demais entidades municipais. O objetivo principal é mobilizar e alinhar ações em todo o município para a possibilidade de intempéries climáticas.
O coordenador da Defesa Civil em Seara, Carlos Paludo, destaca que a orientação é para que a população tenha calma e que todos estão em alerta. Também citou que Seara possui alguns pontos em monitoramento semanal, mas que agora esse monitoramento está reforçado. É o caso dos bairros Vila Feliz, Colina e Cordazzo, por exemplo.
O comandante do Corpo de Bombeiros em Seara, Tiago José Domingos, frisou que as equipes estão montadas e preparadas para a possibilidade. “A situação está um pouco favorável. A comunicação está estreitada. Não haverá nenhum problema de atuação mesmo com a chegada do mau tempo. Hoje temos cerca de 50 bombeiros militares e comunitários, inclusive da região, em sobreaviso, além da equipe de plantão normal”.
O prefeito Kiko Canale salientou que “esperamos que não ocorra, mas temos que ficar atentos. Toda a nossa equipe está a disposição para qualquer movimentação. Há pontos críticos em toda a nossa região e temos o mapeamento. Todas as instituições a nível regional também estão monitorando a situação. Já temos alguns pontos de referência caso for necessário; os pavilhões dos bairros Padre Lídio e São João se ofereceram e o Centro dos Idosos no Centro também está em alerta caso o espaço seja necessário como ponto de apoio. Também pedimos a colaboração das pessoas. Não custa nada fazer uma simples limpeza numa valeta ou bueiro trancado, pois isso pode proteger o patrimônio e evitar estragos. Se todos se ajudarem, tudo fica mais fácil”.
Leia também:
Polícia Militar prende cinco pessoas por perturbação e desacato em Seara