
Já voltou ao normal o serviço de coleta de sangue em Concórdia, que havia sido suspenso há quase dois meses. A informação foi confirmada pelo Hospital São Francisco na semana passada. A suspensão havia ocorrido por conta do aumento acelerado de casos de dengue no município, o que coloca em risco a transfusão de sangue nos pacientes.
De acordo com as informações, a população em geral que tem o interesse em fazer doação já pode voltar com a ação. Até então, somente casos específicos de coleta, dos tipos mais necessários, eram realizados no Banco de Sangue de Concórdia, seguindo uma série de normas mais rigorosas visando evitar o contato do receptor com alguém infectado.
A única orientação repassada pela equipe do hospital é que pessoas que tiveram dengue ou mantiveram algum contato direto com alguém contaminado não poderão doar. O período de espera será de 30 dias após os sintomas para garantir a doação. O mesmo vale para pessoas que apresentarem qualquer sintoma referente à dengue.
Na época, o Dr. Filipe Fusari, médico hematologista do hospital, explicou que existe um risco, mesmo que mínimo, de transmitir dengue pela transfusão se a coleta for feita em alguma pessoa que foi exposta ao vírus. A medida foi adotada por recomendação do Ministério da Saúde, já que a incidência de dengue em Concórdia era grande. Apenas tipos de extrema urgência, como O-, eram coletados, com rigoroso controle.
Informações Rádio Rural