Santa Catarina pode ter neve e chuva congelante

A combinação de uma intensa massa de ar frio e a disponibilidade de umidade cria condições favoráveis para o fenômeno chamado de precipitação invernal, que traz chance de neve e chuva congelante para Santa Catarina. Essa condição deve ocorrer nas áreas de Serra do Planalto Sul catarinense, entre a noite desta terça-feira, 9, e a madrugada da quarta-feira,10.

Foto Ricardo Wolffenbuttel/ SECOM)

Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil, as temperaturas durante esse período devem ficar próximas ou inferiores a 0°C, favorecendo a ocorrência de chuva congelada e/ou congelante, com uma pequena chance de neve misturada à chuva congelada. O tipo de precipitação dependerá da quantidade de umidade presente na atmosfera.

“Para a precipitação de neve ocorrer, é necessária a combinação de vários fatores. A temperatura na camada em 850 hPa (cerca de 1,5 km de altura) deve ser inferior a 3°C com umidade relativa acima de 80%. Além disso, a temperatura do ar entre a base da nuvem e a superfície deve permanecer próxima ou abaixo de 0°C, para que o floco de neve não derreta durante seu trajeto até o solo”, informa a equipe de monitoramento da Defesa Civil.

Informações RCN

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas

×