qui, 5 fev 2026, 08:22:56

Seara registra primeiro caso de chikungunya em 2026

A Secretaria Municipal de Saúde de Seara e Vigilância Epidemiológica confirmaram nesta segunda-feira, 2, o primeiro caso de Chikungunya registrado no município neste ano. O paciente está se recuperando dos sintomas mais agudos, mas seguirá em acompanhamento médico periódico, conforme orientações da equipe de saúde.

A Chikungunya é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e do zika vírus. Os principais sintomas incluem febre alta, dores intensas nas articulações, dor de cabeça e fadiga. Embora nem todos os casos apresentem gravidade, a infecção pode causar forte impacto na qualidade de vida, principalmente devido às dores articulares persistentes.

O Município reforça a importância da prevenção, mesmo durante o período de frio, quando muitos acreditam que o risco de proliferação do mosquito diminui. O cuidado deve ser contínuo e coletivo. A Vigilância Epidemiológica informa que nesta terça-feira, 03 fará a aplicação do UBV na região próxima à Escola Núcleo Rosina Nardi.

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas