
O município de Seara confirmou o segundo caso de dengue neste ano de 2025. Segundo informações da coordenadora do Programa de Combate às Arboviroses, Cintia Mara Schwartz, o paciente não viajou para outros locais tendo contraído a doença dentro do município, ou seja, seria um caso autóctone.
Ainda segundo informações o paciente foi medicado, está bem e em recuperação não precisando de internação.
Já é o segundo caso de dengue em Seara neste ano de 2025.
Cintia explicou ainda que para controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti será realizada na quarta-feira, dia 26, no período da manhã, uma aplicação de inseticida a ultra baixo volume (UBV), conhecido como fumacê.
A aplicação inicia por volta das 7h30 nas ruas Alvo Dallago, Jandir Vani, Gabriel Pucci e Pedro Signorin, ambas no bairro Garghetti.

A aplicação do inseticida tem como objetivo conter o aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti, e diminuir novos casos positivos de dengue, chikungunya e Zika na população do município.
Orientação aos moradores durante a aplicação:
● Abrir portas e janelas das residências;
● Proteger animais domésticos e colmeias de abelhas;
● Cobrir aquários, gaiolas, bebedouros e recipientes com alimentos dos animais de estimação;
● Recolher roupas do varal;
● Não deixar alimentos ou bebidas expostos durante a aplicação;
● Levantar colchas das camas, cortinas, locais da casa que servem de abrigo para o mosquito, além de arredar armários e sofás;
● Não ficar em cômodos fechados, procurar local arejado durante a aplicação do inseticida;
● Evitar ficar próximo do veículo de UBV para não ter contato com o produto;
● Após a aplicação lave frutas e verduras antes de consumí-las.
O inseticida utilizado é aprovado pela Organização Mundial de Saúde e após a aplicação, o produto ficará suspenso no ar por aproximadamente 45 minutos, como este inseticida é de contato não deixará resíduos no ambiente. A orientação é para que os munícipes sigam as recomendações, a fim de reduzir a população e a proliferação dos mosquitos e diminuir o número de novos casos de dengue, chikungunya e Zika.