UFFS – Campus Chapecó retoma atividades na próxima segunda-feira

0
169

Nesta segunda-feira, 21, a UFFS retoma as atividades letivas do Calendário Acadêmico. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (CONSUNI), em sessão extraordinária na Resolução nº 41/CONSUNI/UFFS/2020.

O Calendário Acadêmico Especial Unificado prevê o início do semestre 2020.1 em 21 de setembro e término em 30 de janeiro de 2021. O CONSUNI também definiu um Protocolo de Biossegurança e diretrizes institucionais para preparação e execução do Plano Institucional de Retorno Gradual das Atividades Acadêmicas Suspensas. “Todos os cuidados que devem ser tomados pela universidade e pela comunidade acadêmica, visando a preservação da vida e a redução dos riscos de contágio, além das diretrizes que devem ser tomadas em cada campus, estão nesse documento,”, ressalta o Diretor da UFFS – Campus Chapecó, professor Roberto Mauro Dall’Agnol.

A partir do Protocolo de Biossegurança, cada campus desenvolveu seu Subplano para a retomada das atividades. Também ficou a cargo de cada campus definir, a partir de dados epidemiológicos e de ocupação de leitos públicos, por exemplo, o Nível de Segurança Operacional (NSO).

A UFFS – Campus Chapecó fez seu Subplano, aprovado no Conselho do Campus, e estabeleceu o NSO 4 (grave) para o mês de setembro. Com isso, a maior parte das atividades serão desenvolvidas remota ou semipresencialmente.

No final de cada mês ou excepcionalmente no caso de agravamento da situação, o Conselho do Campus Chapecó reverá a situação.

“A retomada das atividades acadêmicas no Campus Chapecó se dará com poucas atividades presenciais, o estritamente necessário, como em alguns laboratórios e nos internatos do curso de Medicina, e a maioria das atividades segue sendo remota. É o NSO que definirá quantas e quais atividades serão feitas presencialmente”, explica o professor.

Nesse período de pandemia, uma parcela das aulas foi realizada remotamente. Agora, a decisão é de que todos os cursos – cada um dentro da sua especificidade – retomarão as aulas.

Para que estudantes sem acesso à internet ou equipamentos como notebooks, a UFFS abriu edital de processo seletivo para inclusão digital. A ação teve o objetivo de conceder auxílio financeiro e acesso ao programa “Alunos Conectados”, via RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa /MEC), para viabilizar acesso às aulas remotas, iniciadas no semestre especial, aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, enquanto perdurar a pandemia de Covid-19. A ação está em andamento para atender a esses estudantes.

Na UFFS – Campus Chapecó, há aproximadamente 350 estudantes em vulnerabilidade socioeconômica que poderão receber o auxílio.

UFFS – Campus Chapecó
Assessoria de Comunicação e Eventos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui