Vacinação contra gripe em SC começa na segunda-feira

0
82

Santa Catarina inicia na segunda-feira, 12, a campanha de vacinação contra a gripe. Até o momento, o Ministério da Saúde (MS) encaminhou ao Estado 226 mil doses que serão aplicadas em grupos prioritários. Por conta do quantitativo de doses recebido até o momento, a vacinação acontecerá de forma escalonada e seguirá até 9 de julho.

Crianças, gestantes, puérperas e indígenas receberão as doses inicialmente. Na segunda fase, as vacinas serão oferecidas para idosos e professores. Na terceira, estão contemplados outros grupos prioritários (veja os detalhes abaixo).

Em Santa Catarina, a população dos grupos prioritários é de 2.758.305 milhões de pessoas. A meta é vacinar, ao menos, 90% desse total. Veja as etapas:

  • Primeira etapa (12/04 a 10/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde;
  • Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos e mais; e professores das escolas públicas e privadas;
  • Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

As vacinas foram distribuídas aos municípios na quinta-feira, 8. Este ano, devido à pandemia do coronavírus, o governo estadual não fará uma data específica para a realização do “Dia D”, de mobilização nacional. No entanto, as prefeituras poderão definir as datas de acordo com a situação de cada local.

Como a campanha contra a gripe vai coincidir com a campanha de vacinação contra o coronavírus, Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta que a prioridade deve ser para a aplicação da vacina contra a Covid-19 para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários das duas campanhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui