Na última semana, entre os dias 24 e 26 de março, uma operação realizada em estabelecimentos comerciais de Seara e Xavantina culminou na apreensão de diversos produtos alimentícios que estava sendo comercializados de forma irregular ou vencidos.
Nos últimos dias alguns vídeos que circularam pela internet e redes sociais, davam conta que eram de estabelecimentos usando corante vermelho, ou roxo, para maquiar o estado de conservação de algumas carnes, porém a realidade não era essa.
Na manhã desta segunda-feira, 31, a Vigilância Sanitária Municipal de Seara esclareceu que o vídeo foi gravado após as apreensões e mostram os próprios agentes de vigilância colocando um corante para identificar que os produtos não podem ser utilizados e fossem descartados. Uma mistura de álcool em gel e corante roxo identifica que o produto será descartado.
VÍDEOS:


A ação teve e a participação da Vigilância Sanitária Municipal de Seara e de Xavantina, Vigilância Sanitária Estadual, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Polícia Civil (incluindo a CAO Agro) e a Polícia Militar local.
Cerca de 17 estabelecimentos de Seara e de Xavantina foram fiscalizados durante a operação realizada pela Promotoria de Justiça da Comarca de Seara. A ação foi realizada por meio do Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (POA), do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).