Um fenômeno conhecido como “reentrada de lixo espacial” foi registrado na madrugada desta terça-feira, 8, por volta das 4h30, no céu de cidades como Seara, Chapecó, Pinhalzinho, Itapiranga e Monte Castelo. Um trabalhador da JBS/Seara Alimentos filmou o fenômeno e enviou à reportagem da Belos FM. Nas redes sociais também circulam os vídeos gravados por moradores dos outros municípios. O fato surpreendeu os internautas devido à semelhança com uma “bola de fogo”.
Segundo o professor e astrônomo amador, Diego de Bastiani, o fenômeno não é incomum. Porém, a visualização a olho nu em Santa Catarina é rara. “Existem milhares de satélites como esse rodando a Terra. Eles não estão mais ativos e, em algum momento, são atraídos para a Terra. Quando entram em contato com a atmosfera ocorre um atrito e um aumento bem alto da temperatura. Ele se fragmenta em vários pedaços e aparem essas bolinhas de fogo no céu. Em determinado momento eles queimam todo o material e alguns destroços caem na terra”, explicou o pesquisador.
Ainda, de acordo com o pesquisador, o retorno para a Terra não costuma causar danos. “Muitos desses satélites caem no oceano, não representando risco algum”, disse. O pesquisador está investigando de qual satélite se trata.
Com informações do ND+