Seara fará levantamento para apontar quadro da dengue

A Vigilância Epidemiológica de Seara realiza a partir da segunda-feira, 16 de setembro, uma inspeção nas residências. O LIRAa (Levantamento Rápido para Índices de Aedes aegypti) serve para apontar se no próximo Verão o município terá uma condição normal ou uma situação de epidemia.

As visitas acontecem por amostragem. São 26 quarteirões mapeados na cidade. Devem ser visitadas 50% das residências. O sorteio dos locais a serem inspecionados é realizado pelo Estado. “Neste levantamento não há previsão de tratamento, apenas inspeções nos locais. Se houver larvas do mosquito faremos a coleta”, comenta a coordenadora do Programa de Combate às Arboviroses, Cintia Schwartz.

O trabalho deve durar duas semanas. “A previsão é fazer o levantamento entre os dias 16 e 29 de setembro, mas nem todas as residências serão visitadas. O trabalho é muito importante. Por isso, pedimos à população que receba bem as agentes”.

Seara tem em 2024, 62 casos de dengue. O mosquito Aedes aegypti, além da dengue, pode transmitir também doenças como zika vírus e febre Chikungunya.

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas

×