Searaense cai no golpe do perfil falso no WhatsApp

Uma mulher searaense procurou a reportagem da Belos FM nos últimos dias, para relatar que foi vítima do golpe do perfil falso no WhatsApp.

Aconteceu da seguinte forma: Um número diferente mandou mensagem para a mulher, dizendo que era seu filho e que tinha trocado de número, pedindo para a mãe salvar o novo contato. Como a foto de perfil era do filho, ela não desconfiou. No dia seguinte ele pediu para ela fazer um PIX no valor de R$ 500 para uma determinada conta, pois estava com problemas no aplicativo do banco. Sem desconfiar, e pensando em ajudar o suposto filho, a mulher pediu ajuda para uma irmã, e logo fizeram o PIX.

Momentos depois o sujeito pediu ajuda para mais um pagamento via PIX, agora para outra conta bancária. A mulher novamente se reportou à irmã, que tentou fazer o PIX, mas não conseguiu, pois o aplicativo do banco bloqueou a transação. Ao analisar as informações, o banco percebeu que poderia se tratar de um golpe, então alertou as mulheres do que estava acontecendo.

Alerta

Para não cair nesse golpe, a orientação é desconfiar das mensagens diferentes do que você está acostumado a trocar com seus contatos. Desconfie também quando a foto de perfil do contato estiver vinculada a um número que você não tem na sua agenda. Antes de fazer qualquer coisa, como uma transferência ou depósito, entre em contato com a pessoa, pelo número anterior, sem ser o que está vinculado à foto nova.

O que fazer?

O delegado de Polícia Civil PCRS, mestre e doutorando em Direito, especialista em cibercrimes, Emerson Wendt dicas de como proceder, se você cair no golpe e fizer uma transferência via PIX.

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas

×