
A Operação Veraneio 2021/2022 iniciou neste sábado, 18, nas cidades de Itá, Chapecó e Pinhalzinho, e seguirá até o dia 7 de março. No município de Itá, o lago da Usina Hidrelétrica, na Prainha e no Porto, são as opções mais procuradas pelos banhistas. Por isso, todos os anos, medidas específicas são tomadas para orientar os veranistas.
O comandante da Companhia de Bombeiros Militares de Seara, tenente André Nunes, que está respondendo interinamente pelo quartel de Itá, informou que a Operação Veraneio está programada. “O foco será especialmente a área da Prainha de Itá, com prevenção a afogamentos através nossos guarda-vidas. E, estes profissionais estarão fazendo as orientações diariamente”.
O comandante salienta que os profissionais estarão à disposição para orientar a população sobre os riscos de acidentes e como aproveitar o local com segurança. “Haverá um efetivo com pelo menos três guarda-vidas civis diariamente. Além disso, todos os dias terá ao menos um bombeiro militar fazendo rondas educativas para população e fiscalizando piscinas e parques aquáticos”. Nos finais de semana, quando o fluxo de pessoas é maior, “haverá um bombeiro militar com embarcação para aumentar a prevenção e potencializar o salvamento devido à previsão de aumento de banhistas”.
O soldado Barcelos do Corpo de Bombeiros Militar explica sobre o trabalho que será desempenhado em Itá. Assista:
Projeto Golfinho
O projeto Golfinho, ação educativa direcionada às crianças, também integra o trabalho da Operação Veraneio e será realizado em vários municípios, como Seara, Itá, Arvoredo, Paial, Xavantina, entre outros.
Trata-se de um programa de conscientização e prevenção sobre os perigos dos ambientes aquáticos, além de promover a cidadania e os cuidados com o meio ambiente. O objetivo do projeto é conscientizar as crianças de forma lúdica, alternando momentos de aprendizagem e diversão, fazendo com que tomem atitudes preventivas e que disseminem essas ideias entre os familiares e pessoas da comunidade.
Todo ano, durante o verão, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina oferece esse projeto gratuitamente à população em diversos locais do estado (praias no litoral ou piscinas, lagos e rios no interior).

Com informações Folhasete/Bombeiros
LEIA MAIS: