Brasil vai encerrar emergência em saúde, anuncia Quiroga

O Brasil vai encerrar o período de emergência sanitária, condição instituída em fevereiro de 2020 por conta da pandemia do coronavírus. O anúncio foi feito nesta noite de domingo, dia 17, pelo ministro da Saúde, Marcelo Quiroga.

A decisão não vai levar automaticamente à mudança de status de pandemia para endemia. Esse posicionamento caberá à Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo Queiroga, nos próximos dias será editado um ato normativo disciplinando a decisão.

Em pronunciamento feito em cadeia de rádio e televisão, Marcelo Quiroga destacou que a medida só foi possível graças ao novo cenário epidemiológico, com a ampla cobertura vacinal da população e a capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, Queiroga apontou que a medida não significa o fim da Covid-19. “Continuaremos a conviver com o vírus”, assinalou.

Pelos dados do Ministro da Saúde, até o o momento mais de 73% da população brasileira completou o esquema vacinal. Quiroga também apontou que 71 milhões de doses de reforço foram aplicadas.

SITUAÇÃO ATUAL

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 5.337.459 casos de Covid-19 e 661.960 mortes em decorrência da doença, segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde neste domingo (17). Em 24 horas, foram registradas 2.541 casos da doença e 22 óbitos.

Segundo o boletim, há 29.227.051 pessoas que se recuperaram da doença, o que representa 96.6% dos infectados. Há ainda 363.607 casos em acompanhamento.

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×